O que é posicionamento de marca?

Definido como o espaço que uma empresa possui na mente do cliente e como ela se diferencia dos concorrentes, o posicionamento da marca é uma estratégia de marketing que ajuda os negócios a se diferenciarem. 

 

De fabricantes de telefones celulares a varejistas on-line e até mesmo organizações sem fins lucrativos, o posicionamento da marca ajuda os clientes a reconhecer e se conectar instantaneamente com uma empresa. Um dos fatores mais importantes de sucesso é quão bem e quantas pessoas conhecem sua marca. Não basta criar um site genérico e esperar que milhões de pessoas o acessem. Na verdade, nenhuma empresa é capaz de prosperar verdadeiramente no mercado sem uma posição de marca estabelecida.

O que é uma declaração de posicionamento de marca?

A implementação de uma posição de marca para o seu negócio começa com uma declaração. Uma declaração de posicionamento de marca é uma descrição do seu mercado-alvo que também inclui uma imagem holística de como você gostaria que sua marca fosse percebida pelos clientes (com base em pesquisas e dados).

Simplificando, esta afirmação é quem, quando, onde, por que e como da identidade da sua marca.

Quão importante é o posicionamento da marca?

Com 89% dos profissionais de marketing de marca preocupados em criar experiências de marca envolventes e 77% dos líderes de marketing B2B convencidos de que o branding é fundamental para o crescimento, fica claro o quão importante é o posicionamento da marca . Além do elemento crítico de reconhecimento do cliente, o posicionamento da marca é importante para o seu negócio destas quatro maneiras:

  • Diferenciação de mercado: Mostrar a singularidade do seu produto em qualquer setor cria uma grande vantagem. Quando você usa o posicionamento de sua marca para comemorar como seu produto resolve um problema ou necessidade específico de maneira diferente de seus concorrentes, os clientes perceberão.
  • Decisões de compra fáceis: ao definir claramente seu produto e como ele pode beneficiar seu cliente, você elimina as suposições do processo de compra. Quando você dá aos clientes as respostas às perguntas que eles procuram, eles confiarão e comprarão mais rapidamente.
  • Confirmação de valor: uma marca forte não precisa depender de guerras de preços com concorrentes. Em vez disso, grandes posições de marca estabelecem o alto valor de seu produto, fazendo com que os clientes queiram comprá-lo de qualquer maneira (mesmo que não seja o mais barato do mercado).
  • Mensagens ampliadas: uma declaração clara de posicionamento da marca oferece um trampolim para uma narrativa criativa e convincente. Ao ter uma visão concreta, você pode elevar cada peça adicional de marketing para solidificar ainda mais sua posição entre a concorrência.

Como criar um posicionamento de marca forte

Qualquer profissional de marketing qualificado pode desenvolver uma estratégia de posicionamento de marca. O verdadeiro desafio? Fazendo com que isso leve a resultados de negócios reais e repercuta em seu público-alvo.

Você precisará de mais do que uma declaração cuidadosamente criada. Para criar um posicionamento de marca forte, você precisará de pesquisa, dados de clientes, autenticidade e flexibilidade.

Aqui estão três dicas para ajudá-lo ao longo do caminho:

  • Faça sua pesquisa : compare todos os seus concorrentes para determinar qual é a posição de sua marca, quão bem ela está e como você pode superá-la. Ao saber constantemente sua posição entre seus concorrentes, você será capaz de se posicionar de uma forma que faça os clientes prestarem atenção.
  • Seja autêntico : o posicionamento da sua marca é o que você deseja que as pessoas pensem quando virem sua empresa, portanto, certifique-se de que ela seja autêntica. Desenvolva uma história que capture sua missão como empresa e incorpore seus próprios valores para que você possa sempre ser identificável e confiável ao falar com ela.
  • Ajuste adequadamente : ter uma posição de marca definida não significa que ela não possa mudar. Ao identificar falhas em sua declaração ou descobrir comentários nada excelentes de clientes, não tenha medo de ajustar sua mensagem de acordo.