Como usar o merchandising

Merchandising é a prática e o processo de exibição e venda de produtos aos clientes. Seja digital ou na loja, os varejistas usam o merchandising para influenciar a intenção do cliente e atingir suas metas de vendas.

Tanto nas lojas físicas quanto nas digitais, uma variedade de técnicas de merchandising  são usadas para organizar os produtos, comunicar seu valor e criar uma experiência ideal para o cliente. Muitas disciplinas se enquadram no âmbito do merchandising e há uma variedade de tipos de merchandising. Estes incluem, mas não estão limitados a:

  • Comercialização de produtos
  • Merchandising de varejo
  • Propaganda visual
  • Merchandising digital
  • Merchandising omnicana

A história do merchandising

Uma ótima maneira de responder “o que é merchandising?” é ligá-lo à história.

Para começar, o merchandising é tão antigo quanto o próprio comércio. Compradores e vendedores sempre estabeleceram relações dinâmicas em que o primeiro se concentrava em fornecer valor suficiente para concretizar a venda e o segundo em perceber se o valor valia a pena comprar.

Entre nos mercados de Varanasi, na Índia, uma das mais antigas cidades continuamente habitadas, e você verá que existem paralelos entre formas antigas de merchandising e até mesmo os esforços de merchandising responsivos mais focados digitalmente da atualidade.

Como a maioria dos mercados ao ar livre do mundo e certamente como os espaços de merchandising nos shopping centers, os elementos do visual merchandising estão em plena exibição em Varanasi. E muitas das técnicas de merchandising atuais, incluindo o uso de cores e a manipulação do tráfego, também são utilizadas.

O que vemos hoje como novas técnicas de merchandising são simplesmente novas abordagens daquilo que existe há milénios.

O uso atual de hologramas para chamar a atenção dos visitantes dos shoppings, por exemplo, não é tão diferente da maneira como os encantadores de serpentes em Varanasi chamam a atenção dos turistas para barracas específicas.

E os displays de merchandising sempre foram importantes, quer se trate de iPhones ou de carne.

Ciclos e variedade no merchandising

Os comerciantes de hoje, como sempre fizeram, estão se inclinando para mudanças em vez de se apegarem ao que é confortável. Eles estão ao mesmo tempo adotando novas tecnologias e ouvindo os clientes. E estão moldando (e sendo moldados) pela evolução contínua do merchandising digital.

No entanto, para compreender o merchandising, é importante compreender como os ciclos e a variedade desempenham papéis importantes.

Por exemplo, alguns comerciantes, como lojas de chocolates, podem ver mais de 80% de suas vendas totais ocorrerem durante a temporada de férias. Para eles, criar constantemente novos chocolates, descontos e exibições atraentes não será tão importante quanto garantir que tenham uma estratégia de merchandising forte para os meses de outubro, novembro e dezembro.

Além disso, o que é merchandising (e a forma que assume) depende bastante da variedade (da geografia e dos próprios produtos e serviços).

Em São Francisco, por exemplo, os comerciantes de ferragens não exibirão sacos de sal e pás de neve como fariam em Chicago.

Assim, embora os fundamentos do merchandising permaneçam os mesmos, as estratégias e técnicas da prática mudarão. Isto pode incluir alterações no seguinte, entre outros:

  • Como são causadas as primeiras impressões
  • Como a iluminação é usada
  • Como o tráfego é manipulado
  • Quais métricas são rastreadas
  • Quais princípios de merchandising científico devem ser aplicados

Cadeias de suprimentos em merchandising

Por último, nenhuma discussão sobre os fundamentos do merchandising pode ser completa sem mencionar a cadeia de abastecimento do merchandising.

Enquanto muitos estudantes veem o merchandising como a exibição visual e a publicidade de produtos, o merchandising também envolve o trabalho de bastidores para disponibilizar os produtos.

Isso pode incluir pedidos de atacadistas e gerenciamento de estoque de mercadorias, que incorpora elementos de contabilidade e gerenciamento comercial.

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