O lançamento de marca de combate surge quando uma empresa necessita defender seu mercado, cuja liderança (através de marcas tradicionais ou marcas premium) é ameaçada por novos competidores que trazem o menor preço como foco de sua atuação. De acordo com o segmento de atuação, as variações de como estabelecer esta nova marca pode variar em cada empresa, contudo, podemos afirmar que essa estratégia tem sido bem sucedida, já que ela consegue diminuir ou até em muitos casos estancar o crescimento de empresas menores de atuação regional, sem comprometer sua marca principal que traz geralmente maior rentabilidade. Ou mesmo trazer de volta aqueles trocaram de marca em busca de uma opção mais viável financeiramente. Geralmente funciona bem como estratégia contra o avanço da concorrência.
Em casos críticos, uma empresa tem três opções:
1) Baixar o preço, e com isso prejudicar a imagem da marca;
2) Manter o preço, na esperança de que consumidores voltem a comprar depois;
3) Lançar uma nova marca.
Exemplo de marca combate:
A YPE lança o detergente em pó e logo em seguida lança o detergente em pós, porém mais barato com a quantidade inferior.
YPE detergente Sc 8KG em pó: R$ 69,9 x Minuano Sac 8KG 69,90 = YPE Detergente SC 7KG em Pó R$ 44,90
logo fica: YPE Detergente SC 7KG em Pó R$ 44,90 x Minuano Sac 8KG 69,90
E por aí vai o combate das marcas por linha de produtos.