Merchandising é a prática e o processo de exibição e venda de produtos aos clientes. Seja digital ou na loja, os varejistas usam o merchandising para influenciar a intenção do cliente e atingir suas metas de vendas.
Tanto nas lojas físicas quanto nas digitais, uma variedade de técnicas de merchandising são usadas para organizar os produtos, comunicar seu valor e criar uma experiência ideal para o cliente. Muitas disciplinas se enquadram no âmbito do merchandising e há uma variedade de tipos de merchandising. Estes incluem, mas não estão limitados a:
- Comercialização de produtos
- Merchandising de varejo
- Propaganda visual
- Merchandising digital
- Merchandising omnicana
A história do merchandising
Uma ótima maneira de responder “o que é merchandising?” é ligá-lo à história.
Para começar, o merchandising é tão antigo quanto o próprio comércio. Compradores e vendedores sempre estabeleceram relações dinâmicas em que o primeiro se concentrava em fornecer valor suficiente para concretizar a venda e o segundo em perceber se o valor valia a pena comprar.
Entre nos mercados de Varanasi, na Índia, uma das mais antigas cidades continuamente habitadas, e você verá que existem paralelos entre formas antigas de merchandising e até mesmo os esforços de merchandising responsivos mais focados digitalmente da atualidade.
Como a maioria dos mercados ao ar livre do mundo e certamente como os espaços de merchandising nos shopping centers, os elementos do visual merchandising estão em plena exibição em Varanasi. E muitas das técnicas de merchandising atuais, incluindo o uso de cores e a manipulação do tráfego, também são utilizadas.
O que vemos hoje como novas técnicas de merchandising são simplesmente novas abordagens daquilo que existe há milénios.
O uso atual de hologramas para chamar a atenção dos visitantes dos shoppings, por exemplo, não é tão diferente da maneira como os encantadores de serpentes em Varanasi chamam a atenção dos turistas para barracas específicas.
E os displays de merchandising sempre foram importantes, quer se trate de iPhones ou de carne.
Ciclos e variedade no merchandising
Os comerciantes de hoje, como sempre fizeram, estão se inclinando para mudanças em vez de se apegarem ao que é confortável. Eles estão ao mesmo tempo adotando novas tecnologias e ouvindo os clientes. E estão moldando (e sendo moldados) pela evolução contínua do merchandising digital.
No entanto, para compreender o merchandising, é importante compreender como os ciclos e a variedade desempenham papéis importantes.
Por exemplo, alguns comerciantes, como lojas de chocolates, podem ver mais de 80% de suas vendas totais ocorrerem durante a temporada de férias. Para eles, criar constantemente novos chocolates, descontos e exibições atraentes não será tão importante quanto garantir que tenham uma estratégia de merchandising forte para os meses de outubro, novembro e dezembro.
Além disso, o que é merchandising (e a forma que assume) depende bastante da variedade (da geografia e dos próprios produtos e serviços).
Em São Francisco, por exemplo, os comerciantes de ferragens não exibirão sacos de sal e pás de neve como fariam em Chicago.
Assim, embora os fundamentos do merchandising permaneçam os mesmos, as estratégias e técnicas da prática mudarão. Isto pode incluir alterações no seguinte, entre outros:
- Como são causadas as primeiras impressões
- Como a iluminação é usada
- Como o tráfego é manipulado
- Quais métricas são rastreadas
- Quais princípios de merchandising científico devem ser aplicados
Cadeias de suprimentos em merchandising
Por último, nenhuma discussão sobre os fundamentos do merchandising pode ser completa sem mencionar a cadeia de abastecimento do merchandising.
Enquanto muitos estudantes veem o merchandising como a exibição visual e a publicidade de produtos, o merchandising também envolve o trabalho de bastidores para disponibilizar os produtos.
Isso pode incluir pedidos de atacadistas e gerenciamento de estoque de mercadorias, que incorpora elementos de contabilidade e gerenciamento comercial.
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