Qual a importância da atuação dos promotores de venda em PDVs?

Aqui na Girus  Agência, temos todo cuidado e foco na atuação do promotor de vendas no PDV, porque  ele é o nosso cartão de visita para nossos clientes. Sendo assim procuramos o máximo em nos desdobrar para criação de uma boa estratégia de venda que vem desenhado desde o primeiro contato com nosso cliente através do nosso briefing.

Somos responsáveis por assegurar que os produtos não faltem nas prateleiras, assim como elaborar um mix de acordo com a estratégia de marketing e posicioná-los adequadamente, deixando a marca mais evidente para o seu público-alvo. 

Saiba a importância do promotor de vendas nos PDVs

 

A importância desse profissional em campo

Você já deve ter visto em um passeio pelo Shopping ou supermercado, pessoas com uma bandeja ou com uma mini bancada com alguns produtos de uma marca oferecendo “degustações”  até mesmo com um “manual nutricional” explicando sobre o produto ou aquela pessoa sorridente organizando produtos e posicionando estrategicamente em gôndolas dando informações sobre a marca. Você já deve ter comprado esses produtos apenas por ter degustado ou até pela simpatia da pessoa (promotor).

Nesses casos, que você acabou de ler acima, podemos afirmar que o promotor tem um papel importante na aproximação da marca ao cliente. Isso inclui: relacionamento, simpatia, informação, flexibilidade e educação. Todo esse conjunto se cria uma  conexão mais forte entre o cliente e a marca causando uma experiência positiva e lembrança da marca, muito importante entender que a lembrança da marca é desenvolvida através do primeiro contato com o produto da marca e é nesse ponto que a Girus trabalha.

Então como é a jornada do promotor em ação?

O trabalho do  promotor de vendas começa por etapas.

  1. Publico Alvo ( Que já foi definido no primeiro contato com nosso cliente através do nosso Briefing)
  2. Montar Display (bancada)
  3. Posicionar em locais estratégico dentro do PDV
  4. Exposição de produtos
  5. Organizar produtos em gôndolas (Organização faz muita diferença na hora do cliente tomar a sua decisão diante de várias marca em torno do produto que está sendo promovido)

Nossos promotores busca uma abordagem respeitosa sem que atrapalhe clientes que ali estão. Mantendo uma postura adequada perante o consumidor, sempre mantendo uma conversa tranquila, até mesmo entendo o perfil do consumidor naquele momento. Com isso conseguimos apresentar ao consumidor uma nova proposta daquele produto que está sendo promovido.

Nosso time

E importante entender que isso é um processo em que todas as partes desde o departamento de marketing ao time de vendas estejam alinhados, até mesmo para reportar possíveis problemas, evitar o esgotamento dos produtos nas prateleiras, a perda de espaço para concorrentes quanto para desenvolver novas estratégias agressivas que traga mais resultado para empresa..

De acordo com estudos da área, cerca de 70% da decisão de compra é feita no momento em que o cliente está olhando para as prateleiras. Dentro desse grupo, 50% fazem a escolha de forma inconsciente, ou seja, seleciona o que vai levar de acordo com o que está vendo ali na gôndola.

Podemos dizer que o promotor humaniza a marca e estreita o relacionamento do consumidor a marca, melhorando a saúde de qualquer empresa (marca).

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Foto: canva