6 dicas para vender mais nas gôndolas dos supercados

Veja como organizar e potencializar as vendas nas Gôndolas dos supermercados. Essa é uma das dificuldades que alguns comerciantes encontram. Como planeja e aplicar a estratégia correta para vender mais

Como a organização das vendas ajuda a vender mais?

 

Na hora de fazer as compras, o sentido da visão é o mais utilizado, pois são os elementos visuais que nos fazem criar interesse ou não por determinado produto. É por isso que a indústria alimentícia investe tanto no design das embalagens e na aparência dos produtos.

No entanto, a forma como os itens são dispostos nas prateleiras do supermercado também influencia a compra. E isso foi comprovado observando o comportamento dos consumidores. Tanto é que muitas marcas negociam com supermercados por espaços de melhor visualização dentro da loja.

Portanto, organizar as gôndolas permite não só um aproveitamento melhor do espaço físico, como também aumenta a organização e, principalmente, incentiva os consumidores a encherem seus carrinhos.

Então, como organizar as gôndolas do supermercado?

Agora que você entendeu a importância da disposição das mercadorias nas prateleiras, é hora de descobrir como fazer isso. Anote as dicas a seguir!

1. Escolha o modo de organização

Há basicamente 4 formas de organizar as gôndolas. É importante conhecê-las e testar cada uma delas e analisar qual oferece um resultado melhor em seu estabelecimento. São elas:

  • em blocos — os produtos são dispostos por marca ou tipo. Assim, o cliente consegue facilmente comparar os preços e comprar o que deseja. Para isso, basta dividir a gôndola em colunas e utilizá-las para a mesma marca, variando os produtos. Por exemplo: utilizar uma coluna para organizar escovas de dentes, cremes dentais e fios dentais de uma mesma marca;
  • vertical — os mesmos produtos são dispostos em todos os níveis da prateleira, em colunas. Isso gera um forte impacto visual nos clientes, pois conforme eles caminham pelos corredores, os produtos surgem no seu campo de visão;
  • horizontal — consiste em separar os produtos por prateleira. Por exemplo, na mais alta, coloca-se uma marca de café, na de baixo, outra e assim por diante. Isso dificulta a visualização e alguns produtos podem não ser notados pelos clientes;
  • sazonal — cria-se ilhas para dispor produtos que têm mais saída em determinada época do ano ou datas comemorativas, como as festas de São João, Natal, Páscoa, entre outros.

2. Conheça seu espaço

O espaço nos corredores é fundamental para a experiência do cliente. Afinal, ninguém gosta de fazer compras em lugar apertado ou entrar em corredores onde passa apenas um carrinho, concorda? Além disso, também deve-se levar em consideração o espaço nas gôndolas.

Mantenha-as sempre preenchidas, repondo mercadorias sempre que necessário. No entanto, tome cuidado para não abarrotá-las com itens, pois, ao tirar algum produto, o cliente pode acidentalmente derrubar outro, causando prejuízo para o supermercado.

3. Destaque os produtos certos

Destacar os produtos mais atrativos é uma excelente forma de causar uma boa impressão aos seus clientes e incentivá-los a comprar. Para isso, coloque-os em prateleiras no centro-superior. Assim, essas mercadorias ficarão no nível dos olhos dos consumidores, chamando mais a sua atenção.

4. Organize os produtos nos níveis das prateleiras

As prateleiras das gôndolas devem ser utilizadas para dispor os produtos de maneira estratégica. Seus níveis são essenciais para a percepção e comportamento do consumidor. Confira quais produtos colocar nos seguintes níveis:

  • acima da cabeça — itens com menor índice de vendas e que têm procuras específicas e que o público entende que só aquele irá atendê-los;
  • altura dos olhos — certamente é o nível que mais chama a atenção. Geralmente o espaço é utilizado para produtos famosos e grandes marcas, pois trazem mais lucratividade para o mercado. Também são colocados itens que podem ser escolhidos por impulso, como salgadinhos, chocolates, produtos importados e outros;
  • linha da cintura — produtos essenciais para o dia a dia dos clientes. Como precisam dessas mercadorias, não deixarão de procurar por elas;
  • abaixo da cintura — como não faz parte do campo de visão, são colocados produtos mais baratos ou de marcas com menos impacto nos lucros;
  • nível do chão — esse é espaço reservado para produtos mais pesados, como fardos de bebidas (cerveja, leite, refrigerante, sucos) ou para mercadorias em sacos com 5kg ou mais, como trigo, arroz, ração para animais, entre outros.

5. Explore as pontas das gôndolas

As pontas das gôndolas são muito notadas por quem frequenta o supermercado, especialmente as que ficam posicionadas próximo à entrada. A propósito, esse espaço é muito disputado pelas marcas. Alguns fornecedores até pagam mais para poderem expor seus produtos nas pontas, pois os consumidores tendem a percebê-los mais rapidamente, aumentando sua saída.

Então, aproveite para explorá-las. Algumas dicas são:

  • dispor produtos parados ou com pouca saída;
  • colocar mercadorias em promoção;
  • utilizar ponta de gôndola refrigerada;
  • colocar produtos próximos ao vencimento (com o devido aviso bem visível).

6. Identifique os pontos de maior circulação

Comportamento dos consumidores em seu supermercado e identifique em quais lugares há uma maior circulação de pessoas. Saber onde o fluxo é maior é essencial para saber onde colocar os produtos que dão maior retorno para o seu negócio.

Ou, ainda, escolher produtos com pouca saída e colocá-los nesses espaços para fazer girar o seu estoque. Afinal, muitos produtos tem pouca procura justamente porque não são encontrados facilmente pelos consumidores.

Como você viu, a maneira de organizar os produtos nas gôndolas do supermercado é fundamental para alavancar as vendas e impulsionar seus resultados. Então, não deixe de aplicar as dicas deste post. Lembre-se de fazer testes e monitorar as vendas até decidir qual método gera um retorno melhor para sua empresa.

Foto: Canva